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Notificações - Como atrair usuários para continuamente utilizarem a sua plataforma?
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Como realizar o envio de alertas para passageiros ou motoristas

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de um mês

Olá Mober's!

Vamos aprender neste artigo como enviar um alerta para Condutores e/ou Passageiros, sendo para um usuário específico ou para todos.

É importante ressaltar que a plataforma deverá usar com moderação este recurso e sempre ter bastante cuidado com o conteúdo que será enviado e sua periodicidade.

Quando este recurso é usado em excesso pode acabar afastando os usuários do seu aplicativo ao invés de atraí-los. Portanto, sempre tenha em mente que o conteúdo que deverá ser enviado na notificação precisa ser importante para o seu usuário (Passageiro/Motorista). Já que o envio de alertas e notificações em excesso podem fazer com que o usuário desinstale o seu aplicativo.

Como realizar o cadastro das Notificações?

Para acessar esta funcionalidade, basta ir no menu lateral esquerdo em Marketing: Notificações > Cadastrar.

Após clicar em Cadastrar será exibida a tela abaixo, para que sejam preenchidos os campos referente a notificação que será encaminhada. Sendo possível, especificar para qual público deseja enviar as notificações e visualizar com as mesmas aparecerão tanto na versão Android quanto na versão IOs (Iphone).

Então vamos conhecer um pouco mais sobre cada campo.

Detalhes da Notificação

Selecione o público: Primeiramente, é necessário definir o público-alvo para o envio da notificação, que pode ser composto por Passageiros/Clientes ou Condutores. Somente após essa definição podemos iniciar o processo de configuração das notificações.

  • Notificações para Passageiros

Caso selecione a opção "Passageiros" será exibido o campo "Passageiros" para que seja especificado o tipo do envio. Se para Ativos ou para um Usuário Específico.

  • Ativos: Passageiros ativos na plataforma;

    • Ao configurar as notificações para passageiros ativos, será possível selecionar o sistema operacional, como iOS ou Android

    • Além disso, será possível configurar o envio de notificações para uma cidade específica. Ao selecionar a opção "Envio por cidade específica", você poderá escolher a cidade desejada para o envio das notificações.

  • Usuário Específico : O envio será direcionado para um passageiro específico. Para isso, será necessário informar o ID ou o nome completo do passageiro.

Observação: Antes de enviar o alerta deverá buscar na lista dos Passageiros, o Passageiro específico que deseja enviar o alerta para mensagem e a notificação chegará apenas para ele.

Outras configurações:

  • Manter a notificação salva no App: Será possível salvar a notificação diretamente no App Passageiro, para assim a mesma poder ser reexibida para o cliente.

  • A notificação é Agendada: Nesse campo clicar será exibido o menu de configuração de horário, para assim agendar o horário para notificação ser enviada.

Mensagem da Notificação para Passageiros

  • Título da notificação: Nesse campo obrigatoriamente deverá ser preenchido com o titulo da notificação, para que a mesma possa ser enviada corretamente.

  • Mensagem: A próxima e última opção, é a mensagem que será enviada na notificação.
    A caixa de mensagens permite apenas textos, não existe um tamanho máximo permitido, mas geralmente notificações são mensagens curtas de até 200 caracteres.

  • Link da imagem: Será possível adicionar um link de imagem, permitindo que o cliente a receba junto com a notificação.

  • Link [Site/Artigo]: Será possível adicionar o link de um site ou artigo, que será exibido junto com a mensagem da notificação enviada.

  • Cupom de desconto: Também podemos incluir um cupom de desconto de uma promoção criada no Dashmob, para ser exibido junto ao conteúdo da notificação.

Após tudo preenchido corretamente deve-se clicar no botão Criar Notificação.

Segue abaixo o funcionamento da notificação com Links.

  • Notificações para Condutores

Caso selecione a opção "Condutores" será exibido o campo "Condutores" para que seja especificado o tipo do envio. Se para Ativos, Aguardando Aprovação, Desativados ou Usuário Específico.

A seguir, apresentamos mais detalhes sobre cada grupo.

  • Ativos: Condutores ativos na plataforma;

    • Além disso, será possível configurar o envio de notificações para uma cidade específica. Ao selecionar a opção "Envio por cidade específica", você poderá escolher a cidade desejada para o envio das notificações.

  • Aguardando Aprovação: Condutores que ainda aguardam a ativação na plataforma;

  • Desativado : Condutores Desativados;

  • Usuário Específico : Condutor especifico selecionado via ID de condutor.

Observação: Antes de enviar o alerta deverá buscar na lista dos Condutores, o Condutor específico que deseja enviar o alerta para mensagem e a notificação chegará apenas para ele.

Outras configurações:

  • Manter a notificação salva no App: Será possível salvar a notificação diretamente no App Passageiro, para assim a mesma poder ser reexibida para o cliente.

Observação: Essa função está em desenvolvimento também para o App Motorista e será disponibilizada em breve.

  • A notificação é Agendada: Nesse campo clicar será exibido o menu de configuração de horário, para assim agendar o horário para notificação ser enviada.

Mensagem da Notificação para Condutores.


  • Título da notificação: Nesse campo obrigatoriamente deverá ser preenchido com o titulo da notificação, para que a mesma possa ser enviada corretamente.

  • Mensagem: A próxima e última opção, é a mensagem que será enviada na notificação.
    A caixa de mensagens permite apenas textos, não existe um tamanho máximo permitido, mas geralmente notificações são mensagens curtas de até 200 caracteres.

Após tudo preenchido corretamente deve-se clicar no botão Criar Notificação.

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