Olá Mober's!
Vamos aprender neste artigo como enviar um alerta para Condutores e/ou Passageiros, sendo para um usuário específico ou para todos.
É importante ressaltar que a plataforma deverá usar com moderação este recurso e sempre ter bastante cuidado com o conteúdo que será enviado e sua periodicidade.
Quando este recurso é usado em excesso pode acabar afastando os usuários do seu aplicativo ao invés de atraí-los. Portanto, sempre tenha em mente que o conteúdo que deverá ser enviado na notificação precisa ser importante para o seu usuário (Passageiro/Motorista). Já que o envio de alertas e notificações em excesso podem fazer com que o usuário desinstale o seu aplicativo.
Como realizar o cadastro das Notificações?
Para acessar esta funcionalidade, basta ir no menu lateral esquerdo em Marketing: Notificações > Cadastrar.
Após clicar em Cadastrar será exibida a tela abaixo, para que sejam preenchidos os campos referente a notificação que será encaminhada. Sendo possível, especificar para qual público deseja enviar as notificações e visualizar com as mesmas aparecerão tanto na versão Android quanto na versão IOs (Iphone).
Então vamos conhecer um pouco mais sobre cada campo.
Detalhes da Notificação
Selecione o público: Primeiramente, é necessário definir o público-alvo para o envio da notificação, que pode ser composto por Passageiros/Clientes ou Condutores. Somente após essa definição podemos iniciar o processo de configuração das notificações.
Notificações para Passageiros
Caso selecione a opção "Passageiros" será exibido o campo "Passageiros" para que seja especificado o tipo do envio. Se para Ativos ou para um Usuário Específico.
Ativos: Passageiros ativos na plataforma;
Ao configurar as notificações para passageiros ativos, será possível selecionar o sistema operacional, como iOS ou Android
Além disso, será possível configurar o envio de notificações para uma cidade específica. Ao selecionar a opção "Envio por cidade específica", você poderá escolher a cidade desejada para o envio das notificações.
Usuário Específico : O envio será direcionado para um passageiro específico. Para isso, será necessário informar o ID ou o nome completo do passageiro.
Observação: Antes de enviar o alerta deverá buscar na lista dos Passageiros, o Passageiro específico que deseja enviar o alerta para mensagem e a notificação chegará apenas para ele.
Outras configurações:
Manter a notificação salva no App: Será possível salvar a notificação diretamente no App Passageiro, para assim a mesma poder ser reexibida para o cliente.
A notificação é Agendada: Nesse campo clicar será exibido o menu de configuração de horário, para assim agendar o horário para notificação ser enviada.
Mensagem da Notificação para Passageiros
Título da notificação: Nesse campo obrigatoriamente deverá ser preenchido com o titulo da notificação, para que a mesma possa ser enviada corretamente.
Mensagem: A próxima e última opção, é a mensagem que será enviada na notificação.
A caixa de mensagens permite apenas textos, não existe um tamanho máximo permitido, mas geralmente notificações são mensagens curtas de até 200 caracteres.Link da imagem: Será possível adicionar um link de imagem, permitindo que o cliente a receba junto com a notificação.
Link [Site/Artigo]: Será possível adicionar o link de um site ou artigo, que será exibido junto com a mensagem da notificação enviada.
Cupom de desconto: Também podemos incluir um cupom de desconto de uma promoção criada no Dashmob, para ser exibido junto ao conteúdo da notificação.
Após tudo preenchido corretamente deve-se clicar no botão Criar Notificação.
Segue abaixo o funcionamento da notificação com Links.
Notificações para Condutores
Caso selecione a opção "Condutores" será exibido o campo "Condutores" para que seja especificado o tipo do envio. Se para Ativos, Aguardando Aprovação, Desativados ou Usuário Específico.
A seguir, apresentamos mais detalhes sobre cada grupo.
Ativos: Condutores ativos na plataforma;
Além disso, será possível configurar o envio de notificações para uma cidade específica. Ao selecionar a opção "Envio por cidade específica", você poderá escolher a cidade desejada para o envio das notificações.
Aguardando Aprovação: Condutores que ainda aguardam a ativação na plataforma;
Desativado : Condutores Desativados;
Usuário Específico : Condutor especifico selecionado via ID de condutor.
Observação: Antes de enviar o alerta deverá buscar na lista dos Condutores, o Condutor específico que deseja enviar o alerta para mensagem e a notificação chegará apenas para ele.
Outras configurações:
Manter a notificação salva no App: Será possível salvar a notificação diretamente no App Passageiro, para assim a mesma poder ser reexibida para o cliente.
Observação: Essa função está em desenvolvimento também para o App Motorista e será disponibilizada em breve.
A notificação é Agendada: Nesse campo clicar será exibido o menu de configuração de horário, para assim agendar o horário para notificação ser enviada.
Mensagem da Notificação para Condutores.
Título da notificação: Nesse campo obrigatoriamente deverá ser preenchido com o titulo da notificação, para que a mesma possa ser enviada corretamente.
Mensagem: A próxima e última opção, é a mensagem que será enviada na notificação.
A caixa de mensagens permite apenas textos, não existe um tamanho máximo permitido, mas geralmente notificações são mensagens curtas de até 200 caracteres.
Após tudo preenchido corretamente deve-se clicar no botão Criar Notificação.
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