Passar para o conteúdo principal
Cashback - O que é e como funciona?

Descubra o que é cashback e como funciona.

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de uma semana

Olá Mober's,

Neste artigo iremos falar sobre uma importante funcionalidade que a MobApps está lançando, o Cashback. Mas então, o que é e quais as vantagens em utilizar essa funcionalidade na sua plataforma?

Vamos descobrir juntos?

  1. O que é Cashback?

    Cashback é um serviço que devolve parte do dinheiro de uma compra para os clientes, permitindo que eles utilizem esse valor em novas compras.

  2. Quais as vantagens de utilizar o Cashback?

    • Fidelização de clientes: Como o cliente está sempre recebendo quantias que podem ser gastas na plataforma, ele faz mais corridas!

    • Flexibilidade de ofertas: Configure promoções quando quiser!

    • Visibilidade para o seu negócio

  3. Como funciona?

    • O dono do app configura qual porcentagem de cashback será fornecida ao cliente;

    • O dono do app configura qual o valor mínimo que o cliente conseguirá usar em corridas futuras;

    • O cliente realiza corrida, e recebe o valor do cashback;

    • Com o valor liberado, o cliente poderá utilizar nas viagens seguintes.

  4. Como configurar esta funcionalidade no meu Dashmob?

    Para ativar essa funcionalidade no seu Dashmob, basta acessar Plataforma: Configurações dos APPs -> Cliente.

    A configuração pode ser realizada tanto na "Configuração Padrão" geral, quanto nas configurações por cidade.

    Após Ativar o campo "Ativar Cashback" todas as corridas irão começar a gerar um cashback.

    Ao Ativar a opção "Permitir o uso do Cashback" os passageiros poderão começar a usufruir do cashback que está acumulado em sua carteira. Com isso, serão habilitados mais dois campo. São eles:

    • Valor percentual(%) de Cashback gerado das corridas: Em que deverá ser informado a porcentagem de cashback que será gerada em cada corrida.

    • Valor mínimo para uso do Cashback: Deverá ser informado qual o valor mínimo que o passageiro deverá ter acumulado para começar a usufruir do cashback.


    Quando o Cashback for ativado é possível configurar o campo "Mensagem de Cashback disponível", onde você poderá está criando uma mensagem para ser exibida na tela do App Passageiro no momento em que o benefício for ativado.

    Caso a opção "Ativar o limite máximo de uso do Cashback" os passageiros só poderão usar o limite máximo determinado em cada corrida da plataforma. Esse valor pode ser configurado no campo que será habilitado à partir dessa opção, sendo ele:

    • Limite de uso do Cashback: Deverá ser informado o valor limite de uso do Cashback em cada corrida do passageiro na plataforma.

    É possível também "Ativar o limite máximo da geração do Cashback", para controlar a geração do Cashback quando a função estiver ativa. Ao ativar o limite máximo de geração do Cashback será habilitado o campo para configurar o valor, é ele:

    • Limite para geração do Cashback: Deverá ser informado o valor limite para geração de Cashback na carteira online do passageiro.

    Veja o passo a passo para configurar os campos descritos acima:

  5. Como consultar se foi aplicado o cashback na corrida?

    Ao clicar em Corridas -> Consultar -> Mais Informações, no bloco "Preços" foi incluído o campo "Valor do Cashback". Onde poderá ser verificado se foi usado ou não cashback na corrida.

  6. Como gerar o relatório detalhado sobre o cashback?

    Será possível gerar o relatório detalhado com as informações de desconto realizada para um determinado motorista.

    Para isso, deverá acessar Relatórios Inteligentes -> Faturamento -> Detalhamento de Condutores, no qual foi incluído uma coluna pra detalhar o quanto de cashback foi dado de desconto por aquele motorista.

  7. É possível buscar corridas com Cashback através da Busca Avançada?

    Sim, é possível acessar Corridas -> Histórico de Cashback e será exibido todas as corridas que geraram ou utilizaram cashback. Veja como:

  8. Como o valor disponibilizado em Cashback irá aparecer para o passageiro?

    No App Passageiro, na opção Carteira de Pagamento aparecerá um valor no campo "Saldo da minha conta" referente ao valor que o passageiro possui acumulado de cashback.


    Logo abaixo, da informação do Salda da Conta, será mostrado para o passageiro qual o valor mínimo ele precisa ter acumulado para usar os créditos em uma corrida.

    Além disso, é necessário que a opção "Usar créditos" esteja ativada para que o passageiro consiga utilizar os créditos em uma corrida.

  9. Dúvidas Frequentes:

    • O passageiro poderá sacar o dinheiro?

    O dinheiro obtido no cashback só poderá ser aplicado em outras corridas no app.

    • Como faço para configurar o Cashback?

    No Dashmob, junto com as configurações do app de passageiro, há o campo "Cashback"

    • Quanto tempo o Cashback estará disponível para ser usado?

    Após o encerramento da corrida, o valor estará disponível imediatamente para o cliente. O valor mínimo que o cliente poderá usar é configurável.

    • O Cashback poderá ser usado para pagar taxa de cancelamento?

    Sim! O Cashback também poderá ser usado para pagar taxa de cancelamento

    • O Cashback terá validade?

    O Cashback não possuirá data de validade, mas é possível que o dono do app decida o valor mínimo de Cashback que o passageiro conseguirá autorizar

    • O Cashback poderá ser combinado com qualquer método de pagamento?

    Sim! Qualquer método de pagamento poderá ser combinado com o Cashback

Que funcionalidade fantástica, né Mober's?!

Deixe sua nota para deixarmos nossos conteúdos cada vez melhores!

Respondeu à sua pergunta?