layout.skip_to_main_content
Todas as coleçõesDúvidas Gerais
Carteira de pagamento do passageiro
Carteira de pagamento do passageiro

Saiba mais o funcionamento da carteira de pagamento do passageiro

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de uma semana

Olá Mober's,

Hoje iremos aprender mais sobre a carteira de pagamento virtual do passageiro.

Vamos nessa?!

Como funciona a carteira de pagamento do passageiro?

A carteira de pagamento do passageiro é uma carteira virtual onde o usuário adquire saldo seja positivo ou negativo. A consulta pode ser realizada tanto pelo App Passageiro quanto pelo Painel de Gerenciamento (Dashmob). Segue abaixo como realizar cada consulta:

App Passageiro: Menu -> Pagamentos

Dashmob: Informações do cadastro do passageiro -> Visualizar carteira

A lógica da carteira de pagamento é: se o usuário possui 5 reais de saldo em sua carteira, e posteriormente obtém um débito de 3 reais, este débito será abatido de sua carteira, ficando 2 reais. Ou seja, lembre-se crédito e débito não andam de mãos dadas, um irá abater no outro.


Entendendo então como funciona a carteira de pagamento de um passageiro, vamos apresentar para você os 3 tipos de movimentações atuais que a carteira virtual do passageiro pode realizar, são elas:

  1. Adicionar crédito

    No Dashmob, é possível adicionar créditos na carteira virtual do passageiro, esta é uma importante funcionalidade onde o cliente pode ser reembolsado por uma cobrança indevida, uma bonificação, esquemas de sorteio, entre outros.

    Reforçando o conceito da carteira de pagamento, no caso abaixo temos um passageiro com um saldo negativo de -2 reais, neste caso, se adicionado 1 real de crédito na carteira virtual (seja adicionado manualmente ou via cashback), o saldo deste passageiro será equivalente a -1 reais. Pois, -2 + 1 = -1.

  2. Geração de débito

    Débitos podem ser gerados na carteira dos passageiros mediante as taxas de cancelamento de corrida, ou demais situações. Estes débitos quando inseridos na carteira dos passageiros, caso haja saldo, é descontando automaticamente, e caso não haja saldo, o saldo torna-se negativo. Geralmente, passageiros relatam que o crédito da carteira diminuiu/sumiu, isso é devido aos débitos que são descontados de imediato na carteira de pagamento do usuário.

    Salientando que os débitos gerados na carteira do passageiro, podem ser estornados, caso necessário, isso é possível se ainda não tenham sido descontados no saldo da carteira do passageiro. Para aprender a estornar débitos, clique aqui!

    E se já foi descontado o débito indevido da carteira do passageiro impossibilitando o estorno? Neste caso, é só usar a função de adicionar crédito e reembolsar a quantia perdida indevidamente pelo passageiro.

  3. Geração de Cashback nas corridas

    Por último, e não menos importante, temos o favorito das plataformas, o Cashback. Cada Cashback gerado em cima dos valores das corridas ele é adicionado na carteira de pagamento do cliente, ou seja, o Cashback também é um modo de movimentação da carteira virtual. Sendo assim, se o passageiro possui débito em sua carteira, a partir do momento que o Cashback é gerado, a carteira vai abatendo este débito.

    Exemplo:
    O cliente possui um saldo de -1 real em sua carteira, e na corrida realizada pelo mesmo, foi gerado um cashback de 0,50 centavos, sendo assim, a sua carteira será atualizada para -0,50 centavos, pois -1 + 0,50 = -0,50.

Bacana, né? Eaí Mober's, gostou?

Deixe sua avaliação abaixo para que possamos melhorar continuamente nossos conteúdos!

Respondeu à sua pergunta?