Olá Mober's!
Quando a plataforma utiliza o método de pagamento "Pagamento via App", em algumas transações podem ocorrer "Falha na Captura" na segunda tentativa.
Mas, por que isso ocorre?
Na maioria das vezes ocorre o Timeout ou Tempo excedido que nada mais é do que a demora na comunicação entre o terminal, que no nosso caso é o App, que gera uma falha na comunicação. Essa falha pode ser no envio da transação ou na resposta da bandeira ou do banco emissor do cartão.
A transação com falha na comunicação às vezes chega a ser sinalizada para o banco emissor, que por sua vez reserva o valor, porém a IUGU envia uma mensagem de cancelamento desta transação de forma automática, o que faz com o que o valor seja estornado para o passageiro.
Se o condutor após realizar uma corrida verificar que a transação NÃO consta listada no Histórico de Ganhos ela provavelmente foi cancelada. Nesses casos, a transação pode ser capturada em até 7 dias após a data da venda. Se chegar a notificação de cobrança para o seu cliente é importante saber que para cartão de crédito o estorno pode ser realizado até a próxima fatura. Tranquilize-o, pois o valor fica retido com o banco emissor. Caso haja algum problema com o estorno, poderemos ajudá-lo, mas não o reembolse em dinheiro, o correto é aguardar o banco ressarci-lo.
Para facilitar essa consulta disponibilizamos na Home do seu Painel Dashmob as corridas que tiveram falha de captura. Para saber mais clique aqui.
Nesse casos, o que fazer?
Quando ocorre "Falha na Captura" o valor da corrida é lançado como pendência no cadastro do passageiro. E nesses casos o procedimento pode ser:
Estabelecer contato com nossa equipe para tentar uma nova captura. Mas, nem sempre essa ação é possível devido ao limite do cartão.
Tentar estabelecer contato com o passageiro para entender se há limite ou se o cartão do passageiro ainda é válido. Com isso, tentar verificar se há uma outra forma de pagamento como através de Pix ou Transferência Bancária. É importante esse contato com o passageiro para tentar reaver o valor e nem a plataforma nem o condutor ficarem no prejuízo. Assim como o passageiro não ser surpreendido com um valor adicional em sua próxima corrida.