Passar para o conteúdo principal
Sistema de Créditos - Como funciona?

Entenda como funciona o sistema de cobrança de créditos

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de 4 meses

Olá Mober's, tudo bem?

Hoje estaremos aprendendo sobre o Sistema de Cobrança de Créditos, que é um modelo pré-pago, onde o condutor irá comprar créditos antecipados para usar nas corridas dentro da sua plataforma.

Vamos ver mais sobre?

Observação: Esse sistema de cobrança foi descontinuado e substituído pelo Sistema Percentual/Fixo, devido a não ter conciliações automáticas

Caso possua dúvidas, contate o nosso time de Suporte.


1- Como funciona?

O Sistema de Créditos disponibiliza créditos para os condutores utilizarem na plataforma para realizarem corridas, ou seja, caso eles não tenham créditos não conseguirão realizar corridas em sua plataforma. Além disso, a cada corrida realizada pelo condutor é debitado uma quantidade de crédito.

Para saber como inserir esse sistema de cobrança no cadastro do seu condutor, clique aqui!

2- Como configurar?

Para configurar, acesse seu Dashmob e em seu Menu Lateral consulte Itens Principais: Condutores -> Sistema de Cobrança -> Créditos -> Configurar.

Após isso será exibido a tela de configuração do Sistema de Créditos. Nela você poderá está definindo uma configuração de débito.

A Configuração de Débito é a quantia que irá debitar no crédito do condutor, esse débito você pode escolher entre Preço Fixo e Preço Percentual.

  • Preço Fixo: A cada corrida que o condutor realizar em sua plataforma, o preço fixo configurado será debitado em seus créditos.
    Exemplo: O condutor Mateus colocou 20 reais de créditos e realizou uma corrida na plataforma. Suponhamos que o preço fixo de débito configurado é de 1 real. Sendo assim, após finalizar a corrida, Mateus terá 19 reais de créditos para utilizar em demais corridas (Seguindo essa lógica, Mateus poderá realizar ainda 19 corridas na plataforma, já que o preço fixo configurado é 1 real. Logo 19 dividido por 1 é igual a 19).
    Importante: Independente do valor final da corrida, o preço fixo configurado será debitado. Logo, se o preço fixo configurado for 1,50, o condutor que realizar uma corrida de 7 reais terá 1,50 debitado de seus créditos, e o condutor que realizar uma corrida de 35 reais, também terá 1,50 debitado de seus créditos, isso ocorre diferente para o Preço Percentual que estaremos vendo a seguir.

    Para esta configuração de débito recomendamos um preço fixo de 1,20.

  • Preço Percentual: A cada corrida que o condutor realizar em sua plataforma, o preço percentual será debitado em seus créditos, baseando-se em cima do valor da corrida.
    Exemplo: A condutora Amanda, colocou também 20 reais de créditos, e realizou uma corridade na plataforma. Dessa vez, está configurado um preço percentual de 12%. Ao finalizar a corrida, a condutora Amanda percebeu que o valor final da corrida foi igual a R$11,50. Logo, o sistema irá calcular 11,50 (valor da corrida) multiplicado por 12% (percentual configurado) que será igual à 1,38. Sendo assim, o resultado dessa multiplicação será abatido nos créditos da condutora, ficando: 20 - 1,38 resultando em 18,62 de créditos restantes para Amanda utilizar na plataforma.

    Perceba, que esta forma de débito de créditos considera o valor final da corrida.

    Para esta configuração nós da MobApps recomendamos uma porcentagem de 10% à 12%.

Pronto, agora deixo com você gestor(a) a escolha da melhor configuração de débito para o seu Sistema de Créditos.

Ainda assim na configuração do seu Sistema de Créditos, você pode está aplicando diferentes configurações por cidades. O seu painel de gerenciamento da bastante autonomia como por exemplo configurar débito em preço percentual em uma determinada cidade e configurar o débito preço fixo em outra, com seus respectivos valores.

É só clicar em Configurar Cidade, pesquisar o nome da cidade e configurar conforme desejar, não se esqueça de clicar em Atualizar para salvar as modificações realizadas. Veja como:

3- Como adicionar créditos para o seu condutor realizar corridas na plataforma?

Para adicionar créditos, em seu Menu Lateral é só seguir o caminho Itens Principais: Condutores -> Sistema de Cobrança -> Créditos -> Adicionar.

Ao acessar a tela, o seu painel de gerenciamento te dará a opção de buscar o condutor que você deseja inserir créditos através do seu ID/CPF. Após informar qual o motorista, é só selecionar a quantidade de crédito a ser inserido e logo após o valor que foi pago pelo condutor no momento da venda. Veja o passo a passo:

Você pode também está configurando a Venda de Créditos Online, onde é possível os condutores da sua plataforma adquirirem créditos de forma automatizada pagando através de Boleto ou Cartão de Crédito, saiba mais clicando aqui!

4- Como verificar as compras de créditos em sua plataforma?

Acesse Itens Principais: Condutores -> Sistema de Cobrança -> Créditos -> Histórico de Compras.

Ao clicar você será direcionado para a página que lista todas as compras de créditos já realizadas em sua plataforma. Você terá informações como ID da Compra, Id do Condutor, Nome do Condutor, Valor Inserido, Créditos anterior à recarga do Condutor, Valor Pago na compra pelo condutor, Status da Venda, Método de Pagamento, Inserido por e a Data da Compra. Bem como realizar a busca personalizada desses dados através do Busca Avançada.

5- Como verificar os débitos nos créditos de um ou mais condutores?

Acesse Itens Principais: Condutores -> Sistema de Cobrança -> Créditos -> Histórico de Débitos.

Ao clicar você será direcionado para a página que lista todos os débitos ocorridos na carteira de créditos dos motoristas, exibindo informações como o Id do Débito, Nome do Condutor, Saldo do Condutor antes do débito e Saldo do Condutor depois do débito, o quanto de Saldo foi debitado, e o ID da corrida que gerou o débito. Como também poderá realizar a Busca Avançada destes registros.

6- App Motorista

No App Motorista para que o condutor tenha acesso ao seu saldo e histórico de uso de créditos, o motorista deverá clicar na sua tela Inicial no botão direito inferior Opções -> Créditos. Veja o passo a passo:

Além de ser possível visualizar de forma clara qual o valor disponível na carteira do condutor. Será mostrada todas as corrida realizadas pelo condutor que utilizaram o Sistema de Créditos. Para facilitar o acompanhamento em cada corrida será mostrado o ID, a Data e a Hora, se é Corrida Offline, o Valor debitado na corrida, o Saldo Anterior e o Saldo Posterior e qual a modalidade (configuração de débito) utilizada, no caso Preço Fixo ou Percentual. Clicando ainda sobre uma das corridas listadas é possível que o condutor tenha mais informações sobre a corrida, veja como:

Dúvidas Frequentes

  • É obrigatório o uso do sistema de crédito?
    Não, você pode usar o sistema de cobrança que preferir, bem como o qual se encaixa em seu negócio, inclusive pode usar sistemas de cobranças diferentes para condutores de cidades ou regiões diferentes, ou que atendam serviços diferentes. Conheça mais sobre os sistemas de cobranças existentes e como configura-los, clique aqui!

  • O que acontece quando o condutor aceita uma corrida?

    O crédito é debitado da conta do condutor levando em consideração a configuração de débito estipulada pelo gerente da plataforma.

  • O que acontece caso o condutor não possua mais créditos?

    A corrida ainda tocará para ele, mas ele não conseguirá aceitar. Uma mensagem então será exibida solicitando a compra de mais créditos.

  • O que acontece se o passageiro cancelar a corrida?
    Automaticamente o crédito será estornado para o condutor.

  • O que acontece caso o condutor cancele a corrida?

    Neste caso, o estorno do débito ficará a cargo do gerente da plataforma que deverá avaliar a razão do cancelamento e assim então tomar a decisão do estorno. Para saber como estornar o débito de uma corrida, clique aqui!

Então Mober's, o que achou dessas informações completas onde você conheceu tudo sobre o Sistema de Créditos?

Chegamos ao final de mais um artigo deixe sua avaliação abaixo para que possamos melhorar nossos conteúdos cada vez mais para você!

Respondeu à sua pergunta?