Olá Mober's,
Durante uma corrida é normal que o preço varie do valor que foi estimado pelo passageiro em seu aplicativo no momento de solicitar a corrida, e diversos podem ser os motivos.
Vamos conhecer mais sobre?
Motivos que fazem o Preço Final ser diferente do Preço Estimado
Os principais motivos são:
1. Distância percorrida na corrida foi maior ou menor que a estimada;
2. Duração de tempo na corrida foi maior ou menor que a estimada;
3. Taxas/Acréscimos;
4. O motorista não iniciou a corrida no local de embarque;
5. Passageiro solicitou a corrida para um destino, entretanto, foi para outro.
Antes de prosseguir, primeiro precisamos também entender quais dados de uma corrida contrói o valor estimado e final. Esses dados, são os mesmos que você utiliza para criar a sua Tarifa, sendo os principais: A quilometragem estimada e percorrida, o tempo estimado e percorrido, Percurso estimado e percorrido, entre outros. Tudo que estiver descrito como "Estimado" significa que foi o calculado/simulado no App Passageiro, e tudo que estiver descrito como "Percorrido" significa que foi recalculado no momento em que o condutor realizou a corrida até a finalização da mesma.
Entendendo agora quais dados precisamos analisar, vamos verificar o porquê do Preço Final da corrida variar (seja para mais ou para menos). Para isso, em Corridas -> Consultar procure a corrida desejada e clique em Mais Informações. Veja como:
Agora que você está com as informações da sua corrida aberta no campo Preços é possível visualizar o valor estimado pelo Aplicativo Passageiro e o Valor Final recalculado pelo App Motorista.
Importante: Sempre clique no Ver detalhes do cálculo, para visualizar se a Tarifa utilizada na corrida foi a pré-configurada em sua plataforma. Pois incidentes com Internet e GPS podem fazer com que o sistema não capture a localização.
Depois de visualizar a diferença de preços verifique os seguintes campos:
Tempo
O tempo estimado da corrida é igual ou próximo ao tempo percorrido pelo condutor? Caso não, simule na tarifa utilizada o tempo percorrido para ver se o preço é equivalente ao final. Aprenda a simular valores clicando aqui!
Distância Percorrida
A distância estimada pelo Aplicativo Passageiro é igual a distância percorrida pelo condutor? Caso seja diferente, o quanto é diferente? Caso a rota seja maior ou menor que o esperado, podemos ainda assim visualizar a rota que o condutor percorreu para entender a diferença da quilometragem, para isso em Dados Corrida, clique em Ver Rota. Veja o passo a passo:
Percurso Estimado
Através dos Dados da Corrida, você tem acesso a Origem do Passageiro, ao Destino Previsto (destino inserido no App Passageiro) e o Destino Final. Através da ferramente Google Maps você pode está visualizando a(s) rota(s) e comparando com a que o condutor percorreu. Veja como:
Problemas recorrentes
Um problema muito comum que pode ser encontrado, é que o condutor não iniciou a corrida no aplicativo dele(clicando em iniciar corrida), e desse modo o aplicativo não contabilizou nenhuma distância percorrida até o destino, de forma que a rota só mostra o deslocamento do motorista até o ponto de origem do passageiro.
Importante: É de suma importância que o condutor aperte o botão de iniciar a corrida, pois muitos acabam esquecendo de acionar e assim o aplicativo não consegue entender que o passageiro já embarcou no veículo e deve-se então começar calcular a distância percorrida da corrida.
Outro problema comum é o passageiro no momento da corrida se dirigir a um local diferente do informado fazendo com que o percurso diminua/aumente, como também o valor final da corrida.
Não se preocupe caso não tenha encontrado o motivo do Valor Estimado ser diferente do Valor Final, a nossa Equipe de Suporte te ajuda!
Deixe abaixo sua avaliação que possamos está melhorando nossos conteúdos cada vez mais para você!