Olá Mober's,
Esse artigo é pra você gestor(a), que com a intuição aguçada acaba desconfiando de algum usuário que solicita corridas somente Pagamento via App com valores exorbitantes ou daquele que tem mais de 20 cartões de créditos cadastrado em seu aplicativo.
Claro que nem sempre, os indicadores acima apontam uma má conduta por parte de um passageiro, mas sempre bom ficar de olho a estes pequenos detalhes, que podem causar transtornos na sua operação.
Como funciona
O Pagamento via App disponibiliza a praticidade do passageiro cadastrar cartão de crédito em seu aplicativo onde a cobrança da corrida é realizada neste método de pagamento.
Alguns clientes por má conduta, pode utilizar de recursos fraudulentos para se beneficiar do uso da sua plataforma. Muita das vezes, estes usuários se apoderam de cartões que não os pertencem para pagar as corridas executadas.
Devido a utilizarem cartões que não os pertencem, os verdadeiros donos possuintes do cartão de crédito ao consultarem sua fatura realizam o procedimento padrão de Não Reconhecimento da Compra.
Isso gera a Disputa de Chargeback
Disputa de Chargeback
Trata-se do Não Reconhecimento da Compra pelo cliente, onde gera uma disputa pelo valor da cobrado, que é enviado para o lojista (neste caso a sua plataforma em conjunto com a MobApps). Após isso, o lojista deve apresentar dados comprobatórios os quais comprovem que foi uma transação legítima - este procedimento é realizado pela Equipe MobApps.
Após o envio de dados comprobatórios por parte do lojista, a disputa é analisada pelo banco responsável e a operadora do cartão, onde esse valor pode ser ganho pelo lojista ou perdido.
Caso ganho, o valor é disponibilizado para saque;
Caso perca, o valor entra como débito na conta virtual do lojista.
Medidas e Ações Antifraude
Para evitar situações como estas, a parceira IUGU já disponibiliza em sua tecnologia algumas medidas antifraude, algumas das mais importantes são:
Plataformas com um alto quantitativo de chargebacks podem sofrer bloqueio na antecipação de recebíveis, ou seja, o recebimento e saque dentro de 2 dias passam a ser dentro de 30 dias;
Análises de Chargebacks são enviadas continuamente para o Time MobApps realizar a análise e da um retorno sobre os pagamentos;
entre outras.
Além disso, a própria MobApps desenvolveu mecanismos para a diminuição de contestações de valores nas plataformas, os principais são:
Novos passageiros podem cadastrar somente até 5 cartões de crédito;
É possível bloquear o uso de cartão de crédito de um usuário através do seu cadastro, saiba clicando aqui!;
entre outras internamente no código da aplicação.
Sobretudo, você gestor(a) caso tenha dúvidas sobre esse assunto ou queira uma análise nesta vertente, basta consultar o nosso Time de Suporte.
Chegamos ao final de mais um artigo, deixe sua avaliação abaixo para que possamos melhorar nossos conteúdos cada vez mais.