Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesDashmobSistema de Cobrança dos CondutoresSistema Percentual e Fixo
Conciliações Manuais, o que são, para que servem e como realizar?
Conciliações Manuais, o que são, para que servem e como realizar?

Conheça as Conciliações Manuais

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de uma semana

Olá Mober's,

Na Carteira Virtual de um Condutor pode ocorrer Conciliações Manuais ou Conciliações Automáticas. Ou seja: cobranças/descontos.

O que são e para que servem?

Como o nome indica, é uma ação manual o qual gestor(a) da plataforma pode está realizando através do seu Painel de Gerenciamento! Elas servem para realizar alinhamentos manuais na carteira virtual do condutor, como por exemplo:

  • Correção de saldo debitado erroneamente;

  • Correção de saldo depositado erroneamente;

  • entre outros.

Vamos conhecer as conciliações manuais! São elas:

  1. App Realizou pagamento de Débito com o Motorista:

    Esta conciliação serve para a plataforma pagar algum valor que deve ao condutor. Após realizar essa conciliação, o valor indicado é debitado da carteira do condutor.

    Como assim? Por entender que a plataforma tem um débito com o condutor, faz parecer que o valor inserido deveria ser positivo na carteira. Porém, não! Vamos exemplificar:

    O condutor Rafael foi recebeu em saldo 10 reais de desconto pago pelo passageiro na corrida e ao invés de utilizar como saldo, ele quer compensação da plataforma em dinheiro. Sendo assim, o condutor comunica e plataforma a qual paga o débito com o condutor e remove esse valor virtual de sua carteira.

  2. Motorista sacou o Valor:

    Ideal para plataformas que possuem integração Pagamento via App (cartão), conforme explica o artigo de Conciliações Automáticas, os valores de corridas neste método de pagamento, são transferidos para o condutor em forma de saldo. Sendo assim, o motorista pode escolher junto a plataforma, a opção de saque deste valor.


    Neste caso, como o saldo responsável pelo Pagamento via App (Cartão) entrou como positivo na carteira do condutor, ao sacar, esse saldo é retirado. Realizando uma transação negativa (de subtração).

  3. Depositar valor na conta do Motorista:

    Caso a plataforma por necessidade ou condições específicas precise adicionar um saldo positivo na carteira do condutor, essa é a opção, onde o valor digitado é convertido em saldo.

  4. Motorista realizou pagamento de débito com o app:

    Caso o condutor possua pendências junto a plataforma que causou débitos em sua carteira virtual e o mesmo deseje pagar manualmente. A plataforma (também de forma manual) pode indicar para o sistema que esse débito foi pago, e dessa forma o valor digitado entrará como saldo positivo.

Como realizar uma conciliação manual?

Em seu Painel DashMob no Menu Lateral, vá em: Condutores -> Consultar -> Todos. Busque o condutor desejado e clique para editar o seu cadastro. No topo superior da tela, nas opções de cadastro do condutor clique em Carteira Virtual.

Após isso, clique em Conciliar, e siga o passo a passo abaixo:

  • Escolha o tipo de conciliação (descritas no começo deste artigo);

  • Informe o valor da conciliação;

  • Adicione uma descrição (opcional);

  • Selecione a Data do Pagamento (opcional);

  • Adicione um anexo/comprovante do valor da conciliação (opcional).

Veja o passo a passo:

É possível verificar esse valor posteriormente na Carteira Virtual do Condutor, saiba como analisar o extrato clicando aqui!

Chegamos ao final de mais um artigo, deixe sua avaliação abaixo para que possamos está melhorando nossos conteúdos, cada vez mais, para você!

Respondeu à sua pergunta?