Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesDashmobSistema de Cobrança dos CondutoresSistema Percentual e Fixo
Conciliações Manuais, o que são, para que servem e como realizar?
Conciliações Manuais, o que são, para que servem e como realizar?

Conheça as Conciliações Manuais

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de 8 meses

Olá Mober's,

Na Carteira Virtual de um Condutor pode ocorrer Conciliações Manuais ou Conciliações Automáticas. Ou seja: cobranças/descontos.

O que são e para que servem?

Como o nome indica, é uma ação manual o qual gestor(a) da plataforma pode está realizando através do seu Painel de Gerenciamento! Elas servem para realizar alinhamentos manuais na carteira virtual do condutor, como por exemplo:

  • Correção de saldo debitado erroneamente;

  • Correção de saldo depositado erroneamente;

  • entre outros.

Vamos conhecer as conciliações manuais! São elas:

  1. App Realizou pagamento de Débito com o Motorista:

    Esta conciliação serve para a plataforma pagar algum valor que deve ao condutor. Após realizar essa conciliação, o valor indicado é debitado da carteira do condutor.

    Como assim? Por entender que a plataforma tem um débito com o condutor, faz parecer que o valor inserido deveria ser positivo na carteira. Porém, não! Vamos exemplificar:

    O condutor Rafael foi recebeu em saldo 10 reais de desconto pago pelo passageiro na corrida e ao invés de utilizar como saldo, ele quer compensação da plataforma em dinheiro. Sendo assim, o condutor comunica e plataforma a qual paga o débito com o condutor e remove esse valor virtual de sua carteira.

  2. Motorista sacou o Valor:

    Ideal para plataformas que possuem integração Pagamento via App (cartão), conforme explica o artigo de Conciliações Automáticas, os valores de corridas neste método de pagamento, são transferidos para o condutor em forma de saldo. Sendo assim, o motorista pode escolher junto a plataforma, a opção de saque deste valor.


    Neste caso, como o saldo responsável pelo Pagamento via App (Cartão) entrou como positivo na carteira do condutor, ao sacar, esse saldo é retirado. Realizando uma transação negativa (de subtração).

  3. Depositar valor na conta do Motorista:

    Caso a plataforma por necessidade ou condições específicas precise adicionar um saldo positivo na carteira do condutor, essa é a opção, onde o valor digitado é convertido em saldo.

  4. Motorista realizou pagamento de débito com o app:

    Caso o condutor possua pendências junto a plataforma que causou débitos em sua carteira virtual e o mesmo deseje pagar manualmente. A plataforma (também de forma manual) pode indicar para o sistema que esse débito foi pago, e dessa forma o valor digitado entrará como saldo positivo.

Como realizar uma conciliação manual?

Em seu Painel DashMob no Menu Lateral, vá em: Condutores -> Consultar -> Todos. Busque o condutor desejado e clique para editar o seu cadastro. No topo superior da tela, nas opções de cadastro do condutor clique em Carteira Virtual.

Após isso, clique em Conciliar, e siga o passo a passo abaixo:

  • Escolha o tipo de conciliação (descritas no começo deste artigo);

  • Informe o valor da conciliação;

  • Adicione uma descrição (opcional);

  • Selecione a Data do Pagamento (opcional);

  • Adicione um anexo/comprovante do valor da conciliação (opcional).

Veja o passo a passo:

É possível verificar esse valor posteriormente na Carteira Virtual do Condutor, saiba como analisar o extrato clicando aqui!

Chegamos ao final de mais um artigo, deixe sua avaliação abaixo para que possamos está melhorando nossos conteúdos, cada vez mais, para você!

Respondeu à sua pergunta?