Olá Mober's,
Na Carteira Virtual de um Condutor pode ocorrer Conciliações Manuais ou Conciliações Automáticas. Ou seja: cobranças/descontos.
O que são e para que servem?
Como o nome indica, é uma ação manual o qual gestor(a) da plataforma pode está realizando através do seu Painel de Gerenciamento! Elas servem para realizar alinhamentos manuais na carteira virtual do condutor, como por exemplo:
Correção de saldo debitado erroneamente;
Correção de saldo depositado erroneamente;
entre outros.
Vamos conhecer as conciliações manuais! São elas:
App Realizou pagamento de Débito com o Motorista:
Esta conciliação serve para a plataforma pagar algum valor que deve ao condutor. Após realizar essa conciliação, o valor indicado é debitado da carteira do condutor.
Como assim? Por entender que a plataforma tem um débito com o condutor, faz parecer que o valor inserido deveria ser positivo na carteira. Porém, não! Vamos exemplificar:
O condutor Rafael foi recebeu em saldo 10 reais de desconto pago pelo passageiro na corrida e ao invés de utilizar como saldo, ele quer compensação da plataforma em dinheiro. Sendo assim, o condutor comunica e plataforma a qual paga o débito com o condutor e remove esse valor virtual de sua carteira.
Motorista sacou o Valor:
Ideal para plataformas que possuem integração Pagamento via App (cartão), conforme explica o artigo de Conciliações Automáticas, os valores de corridas neste método de pagamento, são transferidos para o condutor em forma de saldo. Sendo assim, o motorista pode escolher junto a plataforma, a opção de saque deste valor.
Neste caso, como o saldo responsável pelo Pagamento via App (Cartão) entrou como positivo na carteira do condutor, ao sacar, esse saldo é retirado. Realizando uma transação negativa (de subtração).
Depositar valor na conta do Motorista:
Caso a plataforma por necessidade ou condições específicas precise adicionar um saldo positivo na carteira do condutor, essa é a opção, onde o valor digitado é convertido em saldo.
Motorista realizou pagamento de débito com o app:
Caso o condutor possua pendências junto a plataforma que causou débitos em sua carteira virtual e o mesmo deseje pagar manualmente. A plataforma (também de forma manual) pode indicar para o sistema que esse débito foi pago, e dessa forma o valor digitado entrará como saldo positivo.
Como realizar uma conciliação manual?
Em seu Painel DashMob no Menu Lateral, vá em: Condutores -> Consultar -> Todos. Busque o condutor desejado e clique para editar o seu cadastro. No topo superior da tela, nas opções de cadastro do condutor clique em Carteira Virtual.
Após isso, clique em Conciliar, e siga o passo a passo abaixo:
Escolha o tipo de conciliação (descritas no começo deste artigo);
Informe o valor da conciliação;
Adicione uma descrição (opcional);
Selecione a Data do Pagamento (opcional);
Adicione um anexo/comprovante do valor da conciliação (opcional).
Veja o passo a passo:
É possível verificar esse valor posteriormente na Carteira Virtual do Condutor, saiba como analisar o extrato clicando aqui!
Chegamos ao final de mais um artigo, deixe sua avaliação abaixo para que possamos está melhorando nossos conteúdos, cada vez mais, para você!