Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesDashmobSistema de Cobrança dos CondutoresSistema Percentual e Fixo
Conheça o funcionamento das Conciliações Automáticas na Carteira Virtual do Condutor
Conheça o funcionamento das Conciliações Automáticas na Carteira Virtual do Condutor

Vamos descobrir como funciona as concialiações automáticas realizadas na Carteira Virtual do Condutor?

Wiliam Reis avatar
Escrito por Wiliam Reis
Atualizado há mais de uma semana

Olá Mober's,

Aposto que com tantos saldos negativos ou positivos circulando na Carteira Virtual do Condutor, nem sempre é tão fácil identificar do que se trata.

Devido a isso, neste artigo estaremos explicando sobre todas as Concialiações Automáticas que afetam a Carteira do Motorista.

Vamos nessa!?

Quais movimentações na plataforma tratam-se de Conciliações Automáticas?

As movimentações em corridas que tratam-se de Conciliações Automáticas, são:

  • Porcentagem de cobrança do App;

  • Taxa de Cancelamento;

  • Cupons e Promoções de Descontos;

  • Taxa fixa imposta na Tarifa;

  • Cashback / Saldo na Carteira do Passageiro;

  • Acréscimos/Descontos no Método de Pagamento;

  • Corridas no Pagamento via App (Cartão).

Cada uma destas movimentações descritas acima irão compor o saldo da carteira do condutor de forma negativa ou positiva. Essas estarão andando diretamente com Taxa de Cobrança da Plataforma ao Condutor.

Vamos entender agora, das movimentações quais realizam inserções positivas e quais realizam inserções negativas na carteira do condutor.

Os quadrantes VERDES abaixo indicam as conciliações automáticas que entram de forma positiva na carteira do condutor. E os quadrantes VERMELHOS as conciliações negativas.

Taxa de Cancelamento:

O condutor que sofre o cancelamento da corrida recebe a taxa como valor positivo;
O condutor que recebe a próxima corrida do passageiro que cancelou recebe a taxa como valor negativo.

Como assim?

Exemplo: A passageira Ana solicitou uma corrida e o condutor João aceitou. Após um tempo, Ana cancelou a corrida gerando uma taxa de cancelamento de R$2,00 a qual ela deverá pagar na próxima corrida.

A partir do momento em que Ana cancelou, o condutor João recebeu a taxa de R$2,00 como saldo positivo na sua carteira para compensar seu deslocamento.

Após minutos do ocorrido, a passageira Ana decide solicitar uma nova corrida, dessa vez quem atende é o condutor Felipe. A corrida solicitada por Ana é de R$10,00, entretanto, por causa da taxa de cancelamento que ficou pendente de pagamento, a corrida totalizou em R$12,00 (+2 reais da taxa de cancelamento).

Essa taxa de cancelamento, não pertence ao condutor Felipe, pois ele não foi afetado e nem estava ciente que a passageira cancelou o último pedido de corrida. Devido a isso, os R$ 2,00 da taxa de cancelamento será exibido como um débito na carteira do condutor Felipe, apenas para indicar que este valor não pertence a ele, mas sim ao condutor João!

Além disso, o condutor Felipe, também terá decréscimo em sua carteira da taxa cobrada por corrida da plataforma (Seja Fixa ou Percentual).

Configure Taxas de Cancelamentos, aprenda lendo aqui!

Cupons e Promoções de Descontos:

Quando o gestor(a) da plataforma decide disponibilizar uma promoção para os passageiros, agora com as conciliações automáticas, o valor do desconto pago na corrida vai totalmente como saldo positivo para a carteira do condutor.

Exemplo prático: Condutor Fábio aceitou e finalizou uma corrida no valor de R$30,58. Entretanto, nesta corrida que foi aceita pelo condutor Fábio, o passageiro adquiriu no momento de solicitação da corrida 10% de desconto.

Onde o valor da corrida era originalmente R$33,98 (R$3,40 a mais). Desta forma, como a Conciliação Automática irá se comportar?

Supondo que a plataforma cobre 15% por cada corrida, na Carteira Virtual do Condutor Fábio, teremos a seguinte conciliação:

  • R$33,98 multiplicado por 15% (Taxa do App) que é igual a R$5,10 (valor real é de 5,097 entretanto existem regras matemáticas de arredondamento).

Sendo assim, o débito na carteira do condutor Fábio, seria de R$5,10. Entretanto, como o passageiro pagou R$3,40 a menos na corrida, esse valor é encaminhado como saldo positivo para o condutor. Por fim, ficando da seguinte forma:

R$3,40 (valor de desconto pago pelo passageiro que deve ser compensado ao condutor) menos R$5,10 (taxa cheia do App sem a compensação).


Resultando em: débito de -R$1,70 (caso o valor do desconto fosse maior que o cálculo da taxa do App, e o resultado fosse positivo, a conciliação entraria como positiva na carteira do condutor)

Veja como cadastrar Campanhas Promocionais aqui!

Taxa fixa imposta na Tarifa:

A taxa extra configurada no momento do cadastro de uma Tarifa tem como intuito ser um adicional no valor final da corrida o qual o passageiro paga e o condutor não recebe por isso. Pois é uma taxa ideal para compensações de impostos de Prefeituras Locais, entre outros contextos.

Sendo assim, tendo em vista que o condutor Moisés realizou uma corrida de R$10,00 e ao final o passageiro pagou uma taxa do App de R$0,50.

Como ficaria a Conciliação Automática na Carteira do Condutor?

Teríamos o seguinte cenário:

  • Passageiro paga R$10,50;

  • Condutor paga 15% em cima do valor inicial da corrida R$10,00, ou seja R$1,50;

  • Por fim, a Taxa Extra é somada a Taxa do App, ficando R$2,00 a ser debitado na Carteira do Condutor.

Neste cenário, a Taxa é específica da plataforma, sendo assim, o Passageiro paga por ela e o Condutor não ganha essa taxa pois é do App!

Saiba como configurar a Taxa Extra da Plataforma clicando aqui!

Cashback / Saldo na Carteira do Passageiro:

Assim como Cupons e Promoções de Descontos, todo Cashback ou Saldo na Carteira Virtual do Passageiro que o cliente utilizar para pagar a corrida, irá ser direcionado para a Carteira Virtual do Condutor como saldo positivo. Incidindo sobre a Taxa Cobrada pelo Aplicativo.

Sendo assim, se o condutor Ronald realizar uma corrida de R$10,00 a qual o passageiro no momento da solicitação pagou R$0,50 centavos de Cashback.


O débito na carteira do condutor será de: -R$1,07 pois o valor total da corrida seria de R$10,50 caso a passageira não utilizasse o Cashback, devido a isso:

R$10,50 multiplicado por 15% é: 1,575; devolvendo o Cashback para o condutor, teríamos R$1,57 menos R$0,50 que debitaria do saldo condutor R$1,07 ao invés de 1,57.

Saiba como configurar Cashback para passageiros clicando aqui!

Acréscimos no Método de Pagamento:

É natural que determinados modelos de pagamento possuam acréscimos, como por exemplo: Cartão de Débito (Maquineta), as quais cobram taxa de cartão e encargos.

Como isso afeta o passageiro e a cobrança do condutor?

Suponhamos que o condutor aceite uma corrida no método de pagamento Cartão de Débito (Maquineta), onde:

Condutor Israel, pega uma corrida de R$10,00 + 5% do acréscimo, totalizando: R$10,50

A plataforma por sua vez, cobra 15% em cima do valor de cada corrida. Sendo assim, a plataforma cobraria R$10,50 * 15% = -1.575 (arrendondando -R$1,57) na carteira.

Ou seja, o acréscimo vai impactar a cobrança do passageiro e da mesma forma a cobrança da plataforma ao condutor.

Descontos no Método de Pagamento:

Os descontos por método de pagamento, funciona de forma semelhante ao acréscimo. A Plataforma Ligeirinhos decidiu realizar uma campanha de descontos no Método de Pagamento Pix, para incentivo do aumento de fluxo deste modelo de pagamento.

Foi disponibilizado 5% de desconto no Pix, sendo assim, uma corrida de R$10,00 com o desconto de 5% é igual a R$9,50;

O passageiro por sua vez paga a plataforma R$9,50.

O condutor tem sua taxa do App calculada em cima dos R$9,50 neste cenário (ao invés de ser em cima do valor inicial de R$10,00).

Ambos são beneficiados com o desconto no pagamento cedido pela plataforma.

Sendo assim: R$9,50 multiplicado por 15% (taxa do App) é igual a R$1,42 a ser debitado na carteira do condutor.

Saiba como aplicar Acréscimos/Descontos no Método de Pagamento clicando aqui!

Corridas no Pagamento via App (Cartão).

Por fim, porém não menos importante, caso a sua plataforma possua Integração no Pagamento via App (Cartão), esse tópico é de suma importância!

Quando um condutor realiza uma corrida no Pagamento via App (Cartão), o valor real dessa corrida vai para a conta da plataforma na conta virtual da iugu e fica lá até que o gestor(a) da plataforma faça o saque.

Enquanto para o condutor, ele recebe o valor dessa corrida em forma de saldo na sua carteira virtual com o decréscimo da Taxa do App. Não entendeu!? A gente exemplifica!

A plataforma Leopardo possue integração para pagamentos e o condutor Jeremias realizou uma corrida de R$30,00 no Pagamento via App (Cartão), a taxa da plataforma é um percentual de 15%. Sendo assim, o que irá ocorrer com esse valor?

Primeiro: O valor pago pelo passageiro é encaminhado para a plataforma Leopardo com a remoção de taxas e encargos da integração, ou seja: R$30,00 menos 4,5% que é igual R$28,65 que ficará disponível para o gestor sacar.

Segundo: Como a taxa do App é de 15%, é encaminhado 85% do valor da corrida em forma de saldo para o condutor. Ou seja: R$30,00 multiplicado por 85% é igual a: R$25,50 (Outra forma de cálculo: R$30,00 menos 15% da taxa do App).


A plataforma Águia por sua vez, também possue integração para pagamentos. Entretanto, trabalha com taxa de plataforma Fixa, no valor de R$1,50.

Sendo assim, a condutora Maria fez uma corrida no Pagamento via App de R$30,00. Neste caso, o que acontecerá com o valor.

Primeiro: (O mesmo que o exemplo percentual) O valor pago pelo passageiro é encaminhado para a plataforma Águia com a remoção de taxas e encargos da integração, ou seja: R$30,00 menos 4,5% que é igual R$28,65 que ficará disponível para o gestor(a) sacar.

Segundo: Como a taxa do App é Fixa de R$1,50 por corrida, essa taxa é subtraída do valor total da corrida e o resultado é transformado em saldo para o condutor. Ou seja: R$30,00 menos R$1,50 que é R$28,50.

Com tantas informações parece ser um 'bicho de sete cabeças', mas chegando ao final desse artigo tenho certeza que você gestor(a) repensou e viu que não é complicado!

Caso tenha dúvidas não hesite em contatar nosso Time de Suporte! Deixe sua avaliação logo abaixo para que possamos está melhorando nossos conteúdos cada vez mais para você!

Respondeu à sua pergunta?